Infidelidade

A traição é, com certeza, um dos maiores dramas sentimentais e talvez o que mais provoca dor no ser humano. Por ser devastadora, pode destruir o relacionamento.

Existem inúmeros motivos que geram a infidelidade: Autoafirmação,autodestruição, a imaturidade (incapacidade de lidar com os limites), a insegurança, bloqueio, dificuldade em manter relações, entre outros. Um sentimento frequente no traído é de que a relação nunca mais será igual. Concordo. E é bom que seja assim, pois estamos em constantes mudanças e isso nos dá esperança em poder melhorar.
Homens e mulheres sentem a mesma dor ao serem traídos. O que muda é a forma como resolvem lidar com isso. Hoje, os homens manifestam mais a dor e sofrimento e buscam ajuda quando passam por essa situação. Quem se descobre disposto a perdoar uma traição, em geral, vive um drama emocional. Afinal, perdoar implica passar a limpo a história de vida com o parceiro e a própria história. Um dos maiores desafios, então, é rever os próprios conceitos e até a auto-imagem. Muitas vezes a pessoa que deseja perdoar sente-se traída pela própria cabeça. Acha-se fraca, boba e enganada por si mesma, comportando-se de modo contrário ao que sempre disse e acreditou.

A traição sempre traz muitos problemas para a relação, porque quem foi enganado experimenta sentimentos muito dolorosos, ele se sente desvalorizado, magoado e frustrado. A terapia de casal pode ajudar o casal a superar essa situação, caso seja da vontade de ambos e haja um grau elevado de comprometimento com a manutenção do relacionamento. A psicoterapia também é muito útil quando realizada individualmente, pois permite que a pessoa veja a situação de outra forma e resignifique-a, ou seja, passa a dar um novo significado ao que lhe causou tanto sofrimento, deixando de ser uma dor sem fim e passando a ser algo com que ela possa conviver de forma a não causar mais incomodo.