Serviços

Casais em terapia

Há muitos problemas que podem levar um casal a procurar a terapia de casal com uma psicóloga, tais como aumento das discussões, insatisfação na área sexual, dificuldades específicas ou um conjunto de problemas que não conseguem resolver sozinhos. A Terapia de Casal é uma terapia conjunta, centrada no relacionamento amoroso.
Identificar as dificuldades que existem em um relacionamento são fundamentais para se buscar um processo terapêutico. Deve estar claro para o casal a disponibilidade e as expectativas de cada parceiro ao iniciarem a terapia.

Por que fazer terapia de casal?

Uma crise no casamento acontece quando vários fatores conjuntos contribuem para que ela aconteça. As crises mais comuns no casamento estão relacionadas à dificuldades de comunicação, ao medo de abandono ou rejeição, a problemas individuais, a expectativas diferentes quanto à relação e à visões de mundo.
Períodos de mudança no casamento podem levar à uma crise, se o casal não conseguir lidar com o estresse da mudança e com seus efeitos na relação, devem refletir sobre a possibilidade de fazer terapia de casal e agendar uma consulta .
Estas mudanças demandam adaptação à nova realidade por parte do casal e geralmente estão ligadas a acontecimentos marcantes no casamento.
A forma como o casal interage é melhor percebida, assim como o espaço que cada um possui nesta relação. A facilitação do diálogo possibilita novas ações e formas melhores de lidar com os conflitos.

Orientação de Pais

Ser pai ou mãe na atualidade implica em lidar com inúmeras situações e conflitos com os quais nem sempre se está preparado. Além da criação dos filhos, os pais contemporâneos são comumente obrigados a lidar com uma carga de trabalho exagerada e um mito de que teriam uma capacidade natural para educar seus filhos.
Existe um excesso de informações sobre como deve ser esse processo educativo e uma falta de consenso e espaço para se refletir sobre as particularidades de cada família.
O trabalho do psicólogo, diante desse contexto, consiste em auxiliar na busca por práticas educativas coerentes com os valores e saberes familiares, contribuindo para o estabelecimento de relações saudáveis que beneficiarão tanto os pais quanto o desenvolvimento infantil.

Psicoterapia para adolescentes

Sabemos que a fase da adolescência é por vezes marcada por momentos conturbados, estes provenientes das mudanças e transformações físicas e emocionais peculiares desta fase. Por ser a adolescência uma fase de transição entre a infância e juventude.
Diante da dificuldade em lidar com as várias alterações que ocorrem nesse período, muitos pais buscam terapia para seus filhos desejando reencontrar o equilíbrio familiar que existia.
Um  grande  numero de pais e adolescentes são encaminhados para terapia pela escola, que alega inadaptação ou rebeldia, uma parcela menor dos adolescentes desejam, por conta própria começar um processo terapêutico.
Na terapia com adolescentes costumam ser abordados na temas como relacionamentos, conflitos, autoconhecimento, medos, inseguranças, conflitos entre gerações, escolhas profissionais, ansiedade, sexualidade, timidez, agressividade.
A relação que é estabelecida com o psicólogo é embasada no respeito e no sigilo. Não se busca enquadrar o adolescente em um padrão pré-existente, mas acolher suas características e trabalhar suas dificuldades e potencialidades, tanto forma lúdica, como verbal.

Psicoterapia para Adultos

Na vida adulta nos deparamos com inúmeras situações que podem trazer sofrimento e levar ao questionamento sobre o sentido da vida. Em meio a um cotidiano repleto de atividades, muitas vezes não encontramos tempo nem espaço para refletir sobre nossas escolhas e perspectivas.
A psicoterapia se propõe a ser um lugar de acolhimento que leva à compreesão de si mesmo e das relações que são estabelecidas com o mundo e com outras pessoas.
O cuidado com a saúde mental pode elevar a uma melhora na qualidade de vida e bem estar, prevenir e tratar o aparecimento de sintomas.

Apoio Psicológico para Grupos

O grupo de apoio no consultório fornecerá um espaço de interação, conhecimento, reflexão, ajuda psicológica.

As condições necessárias para participar é estar disposto(a) a se relacionar, estar aberto(a) a novas amizades, ter respeito e consideração pelo próximo e ser maior de idade. Isto é o mínimo para que o êxito do grupo seja alcançado.

A intenção é proporcionar um encontro de pessoas com o mesmo interesse: discutir assuntos em comum, fazer amizades novas, sentimento de pertencimento de um  grupo, , estar em contato com pessoas que passam pelo mesmo problema.
Inicialmente serão cadastradas pessoas que tenham algo em comum.

O cadastro  contém questões com o objetivo selecionar e criar grupos. Após você se cadastrar deverá aguardar até ser encaixado em algum grupo. Neste grupo poderá encontrar com pessoas que vivem ou já viveram situações como a sua, ou pessoas com o mesmo estilo de vida, ou com um tipo de personalidade parecida com a sua. O intuito é você encontrar um grupo que seja empáticos acolhedor.

O grupo de apoio fornecerá um espaço de interação, conhecimento, reflexão, ajuda psicológica.

Faça sua inscrição!