Transtornos de Ajustamento

O transtorno de ajustamento é classificado por uma fonte identificável de stress que causa sintomas emocionais e mentais significativos.

No DSM-IV, encontramos a seguinte definição:

Os critérios para este diagnósitico são:

(1) sofrimento acentuado, que excede o que seria esperado da exposição ao estressor (2) prejuízo significativo no funcionamento social ou profissional (acadêmico)
Subtipos:
Os Transtornos de Ajustamento são codificados de acordo com o subtipo que melhor caracteriza os sintomas predominantes. De acordo com o DSM-IV, os subtipos do Transtorno de Ajustamento são:

Com Humor Depressivo: Este subtipo deve ser usado quando as manifestações predominantes são sintomas tais como humor deprimido, tendência ao choro ou sensações de impotência.

Com Ansiedade: Este subtipo deve ser usado quando as manifestações predominantes são sintomas tais como nervosismo, preocupação ou inquietação ou, em crianças, medo da separação de figuras de vinculação.

Misto de Ansiedade e Depressão: Este subtipo deve ser usado quando a manifestação predominante é uma combinação de depressão e ansiedade.

Com Perturbação da Conduta: Este subtipo deve ser usado quando a manifestação predominante é uma perturbação da conduta na qual existe violação dos direitos alheios ou de normas e regras sociais importantes, adequadas à idade (por ex., vadiagem, vandalismo, direção imprudente, lutas corporais, descumprimento de responsabilidades legais).

Com Perturbação Mista das Emoções e Conduta: Este subtipo deve ser usado quando as manifestações predominantes são tanto sintomas emocionais (por ex., depressão, ansiedade) quanto uma perturbação da conduta (ver subtipo acima).

Inespecífico: Este subtipo deve ser usado para reações mal-adaptativas (por ex., queixas somáticas, retraimento social, inibição profissional ou acadêmica) a estressores psicossociais, não classificáveis como um dos subtipos específicos de Transtorno de Ajustamento